quarta-feira, 24 de outubro de 2012

CONTRAN obriga uso de rastreadores para carros e caminhões circularem no Brasil a partir de 2013


            De acordo com a Revista Mundo Logístico, a partir de 2013 será obrigatório  o uso de rastreadores para os carros e caminhões que circulam no Brasil, como mostra a reportagem abaixo:
A deliberação n.º 128 de 28 de junho de 2012 do CONTRAN (Conselho Nacional de Trânsito) que prevê a utilização de equipamento anti-furto em veículos que circulam no Brasil já é obrigatória. A implantação dos rastreadores que teve início em 1º de agosto de 2009 com término previsto para 31 de dezembro de 2012 tem como objetivo validar todo o sistema de rastreamento: bloqueio autônomo, bloqueio remoto e função de localização.
A multa para os  veículos que não cumprirem a lei será de R$ 137,00 reais e a perda de cinco pontos na Carteira de Habilitação. Os caminhões que não estiverem de acordo com a legislação vigente não serão licenciados. As montadoras de veículos já estão se adequando a legislação e a partir de 31 de janeiro de 2013, 20% da frota nacional já sairá de fábrica rastreada e monitorada, sendo que a previsão para atingir 100% dos veículos é até o dia 30 de agosto de 2013.
Fonte: Revista Mundo Logístico.

Obrigatoriedade do rastreador é adiada para 2012


Dispositivo causa polêmica há dois anos
Por Vitor Matsubara |

O Conselho Nacional de Trânsito (Contran) adiou para 15 de agosto de 2012 a obrigatoriedade da instalação do rastreador antifurto em todos os tipos de veículos (incluindo automóveis de passeio, comerciais leves, caminhões, ônibus, motocicletas, triciclos e até quadriciclos) nacionais e importados.
A medida deveria ter entrado em vigor a partir da última segunda-feira, 2 de maio. Segundo o Departamento Nacional de Trânsito, a alteração foi realizada por conta da complexidade da infraestrutura de telecomunicações necessária para o funcionamento do Sistema Integrado de Monitoramento e Registro Automático de Veículos, conhecido como SINRAV.
Sendo assim, os carros e motos devem começar a ser equipados com o dispositivo a partir de 15 de janeiro de 2012. A partir desta mesma data, 20% da produção total de automóveis, comerciais leves, caminhões, ônibus, ciclomotores, motocicletas, triciclos e quadriciclos deverá contar com o equipamento.
Em 15 de março, 40% dos veículos fabricados no Brasil deverão cumprir a lei e, três meses depois, 70% dos veículos precisarão sair de fábrica com rastreador. Até 15 de agosto de 2012, 100% da frota zero-quilômetro do país precisará ter o sistema antifurto.
A obrigatoriedade do rastreador vem sofrendo constantes adiamentos desde 2009. A principal polêmica consiste na violação da privacidade do usuário, já que o sistema identifica todo o trajeto realizado pelo motorista a bordo de seu carro.
Fonte:Revista Quatro Rodas.
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