Dispositivo causa polêmica há dois anos
Por Vitor Matsubara |
O Conselho Nacional de Trânsito (Contran) adiou para
15 de agosto de 2012 a obrigatoriedade da instalação do rastreador antifurto em
todos os tipos de veículos (incluindo automóveis de passeio, comerciais leves,
caminhões, ônibus, motocicletas, triciclos e até quadriciclos) nacionais e
importados.
A medida deveria ter entrado em vigor a partir da
última segunda-feira, 2 de maio. Segundo o Departamento Nacional de Trânsito, a
alteração foi realizada por conta da complexidade da infraestrutura de
telecomunicações necessária para o funcionamento do Sistema Integrado de
Monitoramento e Registro Automático de
Veículos, conhecido como SINRAV.
Sendo assim, os carros e motos devem começar a ser equipados com o
dispositivo a partir de 15 de janeiro de 2012. A partir desta mesma data, 20%
da produção total de automóveis, comerciais leves, caminhões, ônibus,
ciclomotores, motocicletas, triciclos e quadriciclos deverá contar com o
equipamento.
Em 15 de março, 40% dos veículos fabricados no
Brasil deverão cumprir a lei e, três meses depois, 70% dos veículos precisarão
sair de fábrica com rastreador. Até 15 de agosto de 2012, 100% da frota
zero-quilômetro do país precisará ter o sistema antifurto.
A obrigatoriedade do rastreador vem sofrendo
constantes adiamentos desde 2009. A principal polêmica consiste na violação da
privacidade do usuário, já que o sistema identifica todo o trajeto realizado
pelo motorista a bordo de seu carro.
Fonte:Revista Quatro Rodas.
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